quarta-feira, 23 de junho de 2010

Democracia e liberdade de Imprensa na Copa!

Dizem que vivemos em um país democrático. Alías, boa parte dos países do mundo se intitulam democráticos. Nesse contexto, sobressaem alguns dissidentes, a exemplo do que se viu nos últimos dias em relação à transmissão da copa na Coréia do Norte que, pela primeira vez nessa copa, no jogo contra Portugal, foi transmitido para os Coreanos ao vivo.
Parece que esta Copa do Mundo está deixando transparecer informações que antes, possivelmente, ficavam apenas nos bastidores.
As afirmações de Maradona poderiam continuar apenas nos bastidores, pois o que ele fala e nada são a mesma coisa.
Muitas das declarações dos comentaristas da globo são também dispensáveis. Entretanto, parece que a globo quis gerar uma certa instabilidade na credibilidade do treinador da Seleção Brasileira ao difundir pelo seu meio de comunicação um eventual desentendimento entre um jornalista globa e Dunga.
Independentemente de quem esteja com a razão tudo isso que hoje podemos ver na mídia é fruto da liberdade de expressão e de uma suposta democracia.

Analisem o vídeo e tirem suas próprias conclusões...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Jabulani e Jalulandi!!

Em ritmo de Copa do Mundo os brasileiros sonham com mais um título de melhor do mundo. Cenário perfeito para políticos explorarem o que há de mais fraco no brasileiro, sua memória.
Assim como a copa do mundo, as eleições ocorrem de 4 em 4 anos, mas a primeira inspira o povo brasileiro ao passo que a segunda desmotiva. Muitos tupiniquins já não acreditam mais que a política brasileira tem jeito.
Há aproximadamente 8 anos se acreditou num projeto político que prometia muita mudança e que rebatia o governo instalado imputando-lhe a pecha de corrupto e descompromissado com a política social do país. É, acreditaram num cara barbudo, fantasiado de vermelho e que vendia sonhos, mas não era papai noel. Antes tivéssemos acreditado no papai noel...
Aproximam-se as eleições e o papai noel não participará das eleições, mas lançou uma de suas renas. Como já dito, a memória do povo brasileiro é curta, mas agora nem há nada para se lembrar... a rena não é conhecida... e por não voar, caiu de paraquedas no cenário político atual.
Por mais que o partido do papai noel e da rena tenham se envolvido em inúmeros casos de corrupção e escândalos, aproveitaram o clima de copa do mundo e inspirados nos anfitriões africanos estão "abafanabafano" tudo!!! Desculpe-me, o termo correto é bafana bafana...
A rena entra na disputa tentando herdar os votos do papai noel... e já é indicada como favorita, após algumas pesquisas que apontaram um crescimento vertiginal nas intenções de voto em seu favor. Tais pesquisas mostram que o povo está, em homenagem à bola jabulani, "jaLULAndi"... ou seja, votando na Rena por causa do papai noel.
Em que pesem as especulações, acredito que esse favoritismo será semelhante ao que iludiu os torcedores espanhóis nesta copa, lembrando que a Espanha também se veste de vermelho.

sábado, 12 de junho de 2010

Beijos, abraços e CARTÃO VERMELHO



Ahhh o dia 12 de junho. Só em pronunciar essa data já sinto arrepios. Dia de abraços, beijos, presentes da Boticário, e outras iguarias. Isso mesmo, estou falando do Dia dos Namorados. Um dia escolhido pra abastecer o capitalismo selvagem, que aproveita tudo como motivo pra fazer o povo gastar e gastar.

Mas o dia 12 de junho tem uma outra coisa: É DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL. Um assunto sério, que assola e maltrata nossa nação e o mundo. Por isso, todos se mobilizam nessa data com a nova campanha: Cartão Vermelho para o trabalho infantil. Muito peculiar para o contexto de Copa do Mundo.

Não é simplesmente mais uma campanha sem fundamento, pois, segundo o IBGE, mais de 900 mil crianças no Brasil é submetida a algum tipo de trabalho, a que não deveria submeter-se.

O Ministério Público do Trabalho, a nível nacional, ha muito tempo já declarou guerra contra essa praga e, por consequência, endossa essa campanha.

E você, vai ficar aí parado? Largue essa chícara e vamos à luta!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Copa do Mundo e Congresso Nacional... ta tudo funcionando...

caros leitores, conspiradores etc., Todos sabem que a Copa do Mundo está prestes a começar e, em consequência disso, o mundo vai parar, inclusive o Brasil. Mas o Congresso Nacional, não! Estará a pleno vapor. Isso era pra nos deixar felizes, afinal nossos congressistas estarão trabalhando, mas na verdade é pra ficarmos de olhos bem abertos, pois com as atenções voltadas para a África do Sul outras bolas poderão rolar soltas por aqui. É lógico que haverá um momento que não terá expediente, afinal os coitados tbm merecem ver Luiz Fabiano, Kaká, e outros gênios da bola atuar.


Porém refiro-me ao fato do que será discutido nas sessões do Congresso. Quais assuntos tomarão conta da mesa dos parlamentares. Como profissional do Direito, tenho observado as aberrações legislativas que vêm acontecendo no Congresso no apagar das luzes, quando todos estão voltados pra Natal e Fim de ano e etc. Lembrem-se da emenda à constituição n. 57 de 18 de DEZEMBRO DE 2008, que convalidou atos inconstitucionais de criação de Municípios, em violação direta e flagrante à Constituição Federal. Essa emenda doi aprovada, acreditem, na MADRUGADA do dia 18/12, ou seja, quando todos ja estavam dizendo: Feliz Natal. Entrem no site do congresso, quem tiver saco pra isso, e fiquem de olho. So pra ter um aperitivo, ai vai alguns assuntos que tomaram conta da pauta do dia 09/06/2010.
MEDIDA PROVISÓRIA Nº 486, DE 2010 (DO PODER EXECUTIVO)
Discussão, em turno único, da Medida Provisória Nº 486, de 2010, que abre crédito extraordinário, em favor de diversos órgãos do Poder Executivo, no valor global de R$ 1.429.428.268,00, para os fins que especifica. Pendente do parecer da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 485, DE 2010
(DO PODER EXECUTIVO)
Discussão, em turno único, da Medida
Provisória Nº 485, de 2010, que abre crédito extraordinário, em favor do Ministério da Educação e de Transferências a Estados, Distrito Federal e Municípios, no valor global de R$ 1.600.000.000,00, para os fins que especifica; tendo parecer da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, pelo atendimento dos pressupostos constitucionais de relevância e urgência; pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa; pela adequação financeira e orçamentária; e, no mérito, pela aprovação desta MPV; e pela rejeição da emenda nº 1 e pela inadmissibilidade da Emenda de nº 2 apresentadas na Comissão (Relator: Dep. Dilceu Sperafico).

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 483, DE 2010 (DO PODER EXECUTIVO)
Discussão, em turno único, da Medida
Provisória nº 483, de 2010, que altera as Leis nos 10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, e 8.745, de 9 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, e dá outras providências. Pendente de parecer da Comissão Mista. As Emendas de nºs 21 a 26 e 28 a 38, foram indeferidas liminarmente por versarem sobre matéria estranha, nos termos do art. 4º, § 4º, da Resolução nº 1/2002-CN, c.c. art. 125 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

Fonte: http://www.camara.gov.br/internet/Plenario/default.asp.

Não estou fazendo nenhuma crítica. É apenas um alerta para que fiquemos de olho, pra depois não cairmos da armação de que eles realizaram sessões públicas, mas ninguem foi lá pra assistir.

Ja estou preparando meu café pra poder acompanhar isso tudo.
Ao final da Copa, volto nesse assunto pra tentar apontar o resultado de tantos gols. E que venha o HEXA!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vota Brasil!!



Caros leitores,
estava a vagar pelos sítios da internet procurando algo sobre o que escrever. Acompanhei alguns programas de TV em busca de um"furo de reportagem"- apesar de meu diploma ser de bacharel em direito-, mas nada de interessante. Aliás, muitas coisas que ja estamos acostumados a ver: corrupção, violência, insubordinação política, falando mal do Rio de Janeiro, e blá blá blá...
Parece q a história é apenas uma repetição: Os árabes levando os cristãos para guerrear no deserto nas Cruzadas; os vietnamitas jogando os americanos para as florestas do Vietnã; Napoleão; Hitler; Adam Smith e ceteris paribus!
Sim a história é sempre a mesma, mas prq as pessoas são as mesmas. Somos corruptos e exigimos boa conduta dos Governantes. Furtamos dos nossos patrões e queremos os ladrões nas cadeias.
Colocamos no Poder quem não merece. Criticamos quem está lá prq não é formado em sociologia ou economia, mas qdo um desses diplomados está la num muda nada!
Anotamos voto em branco quando a urna está a centímetros da gente e queremos dar pitaco na política. Jogamos nosso poder para as moscas!! Sim minha gente, prq a Constituição Federal diz que todo o Poder emana do povo. Ainda somos os mesmos! Fazemos igual ao Capitão Planeta: o poder é de vcs. Mas chamamos ele de novo mesmo ele insistindo em dizer q o poder é nosso!
Gente, outubro tá ai. Isso é outra coisa que se repete: vote com consciência e blá blá blá! Mas quero dizer pra votarmos com inteligência. Temos q ser mais inteligentes.

Vota gente!!

Qdo moravamos no Rio de Janeiro, meu pai ligava o rádio toda manha pra acordarmos pra irmos pra escola. O relógio batia mais ou menos 5 da manha. No ar era sempre o mesmo programa e mesas música de Brasília e o locutor falava: em brasília são 5 horas. Aquela voz nunca saiu dos meus ouvidos. Prq sempre quis estar em Brasília. Mas depois qdo cresci percebi q posso estar em Brasília, só que representado por alguém, q, no caso, é aquele a quem ajudo a eleger. E por isso afirmo que quero estar bem representado! Por isso quero votar com inteligência.

Os candidatos (as)estão aí. Sinceramente terão que suar sangue pra conseguirem me convencer de que merecem meu voto. Ou, na gíria do futebol, terão que comer grama com sangue nos olhos.
Amo demais esse Brasilzão pra deixar nas mãos de qualquer um!!

No mais, vou parar, prq, assim como a história, esse discurso ta repetitivo demais.

Mas tem algo que não se repete: aquele cafezinho! e ele está na mesa, e a grama também! Estão servidore, senhores (as) candidatos (as)? Brasil sil sil sil!!